De como criar um personagem

Lo Cucaracha in Sampa City by Thiago.Renamed_0005

Olá! Aqui estamos nós outra vez. Agora, para falar de um elemento tão importante quanto a história. Se você prestou atenção no título, então já sabe quem é.

É obrigação do criador conhecer seu personagem a fundo. Sabe aquele seu amigo ou sua amiga de longa data? Você consegue imaginar o que ele ou ela falariam diante de uma situação qualquer. Até adivinha a reação desse(a) amigo(a), não adivinha? Pois é. O criador tem que ter esse nível de intimidade com seu personagem.

A criação do personagem é uma coisa relativamente sem muito controle. De repente você o imagina, desenha num pedaço de papel e ele nasce. Mas tem uma parte da criação que dá, sim, pra controlar, e muito bem: a personalidade e o visual dele.

Personalidade: deixe seu personagem interessante. Leve um tempo para pensar nos aspectos psicológicos dele. Ele é um cara legal, certinho, educado demais, ou é encrenqueiro, brigão e malcriado? Ou será que se comporta das duas formas, dependendo da situação?

Para ajudar, seguem algumas perguntas que você deve se fazer, com relação ao seu personagem, que eu adaptei do livro Sociologia das Histórias aos Quadradinhos (Le Monde Étonnant des Band Dessinées), de Jacques Marny:

  • Qual a idade do personagem?
  • Ele tem família ou é um herói solitário?
  • Tem alguma profissão ou é um estudante?
  • Como é o relacionamento dele com outros personagens?
  • Ele age por impulso ou experimenta momentos de hesitação?
  • Qual a reação dele diante de um fracasso?
  • Quais são seus inimigos? E como ele reage frente a estes?
  • Como ele se expressa (gíria, erros de português, formalmente, com jargão técnico demais…)?

 

Além de responder a essas perguntas, facilita muito descrever seu personagem com adjetivos. Só tome cuidado: não use palavras como gordo/magro, alto/baixo, branco/negro/japonês – isso a gente resolve quando vai cuidar do visual dele. Como já dissemos: o foco é na personalidade. Escolha adjetivos como medroso/valente, romântico/não romântico, tímido/atirado, inteligente/lerdo, ingênuo/malandro, xavequeiro/calado, religioso/ateu etc.

Invente uma história de vida de seu personagem. De onde ele veio? O que fazia na infância? Quem eram seus pais? Existe algum tipo de trauma que ele não superou e o faz agir do modo como age? Pense em fatos relevantes para o histórico dele.

 

Segue a descrição de alguns personagens meus, da HQ O Extracurricular  Cucaracha:

PersonaGENS

 

Visual: o aspecto físico dos personagens também é importante. No caso dos garotos da ilustração, todos têm catorze anos e estudam na Escola Santa Cola. Mesmo tendo esses dois pontos em comum, eles são diferentes. Quanto mais diferentes entre si, melhor. Embora eu não tenha nada contra, não queremos um monte de Smurfs nas nossas histórias, certo?

Leve um tempo para bolar o visual do seu personagem. Não esqueça de que esse visual deve ser relativamente fácil, já que você vai desenhá-lo bastante. Que graça tem criar um personagem que não dá prazer desenhar?

 

Antepenúltima dica: não crie nenhum personagem baseado em outro já existente! Você corre dois riscos: o de um processo por plágio e o de virar chacota, caso invente um sujeito nervosinho, com cabelos que lembrem chifres, que solte lâminas pelas costas das mãos e que “sara depressa”.

Penúltima dica: um pouco de inconsistência torna seu personagem mais profundo. Se ele for um vilão, pode ser um tremendo egoísta; diante de um interesse amoroso, porém, ele se mostra uma pessoa generosa, carinhosa e até engraçada.

Última dica: REGISTRE seus personagens na Biblioteca Nacional.

 

Um abração e até mês que vem!

Anúncios

2 comentários sobre “De como criar um personagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s