De onde vêm as ideias??????

CAPA CUCARACHA

 

Se você gosta de histórias em quadrinhos, nada mais natural que leia de todo tipo: tirinhas, super-heróis, mangás, europeias, indies ou brasileiras.

Agora, se você também produz, nada mais errado do que ler apenas HQs.

Sabe por quê?

Ficando restrito a um único assunto, você vai acabar pensando apenas nos termos desse assunto. O cara que só lê mangá vai criar uma série que, fatalmente, vai se parecer com duas ou três séries que ele gostar – tipo um misto de Naruto com Dragonball e Full Metal Alchemist.

Sabe como se chama isso? BITOLA.

Sabe por que é chato?

Porque qualquer pessoa com as mesmas informações que você tem vai sacar a imitação ou o plágio que você bolou.

“Ah, mas nada se cria, tudo se copia”.

O autor dessa frase provavelmente nunca enfrentou um processo por plágio. Caso contrário, nem sonharia com um pensamento tão limitado!

“Ah, mas todas as ideias já foram aproveitadas, hoje em dia a gente só recicla”.

Outra bobagem. É o mesmo que acreditar que os pesquisadores da Antiguidade já tinham todos os conhecimentos científicos que dispomos hoje e que depois disso nada mais foi descoberto. Sim, esses estudiosos lançaram as bases da matemática, da física e da química também. O que não significa que fizeram descobertas insuperáveis até hoje.

Você conhece este brinquedinho aqui?

Hero engine

É a máquina de Heron. Foi criada no século I. Colocava-se água dentro dela, com uma fonte de calor por baixo. A água aquecida virava vapor. Este saía por dois orifícios e a maquininha ficava girando. Na época, ninguém achou utilidade para ela.

Esta outra máquina aqui tem o mesmo princípio: água quente se transformando em vapor, criando uma energia que a movimenta.

Locomotiva a vapor

Uma ideia reciclada? Não. Outra ideia com base no mesmo princípio.

Isso serve também pras histórias que a gente inventa! Se você quer mesmo ser um criador de boas HQs, leia muito. Biografias, ficção científica, fantasia, livros sobre algum assunto específico, revistas jornalísticas ou especializadas, jornais, bulas de remédio – tudo! Um bom escritor, antes de tudo, é um bom leitor.

Mantenha-se informado, sempre: preste atenção no mundo à sua volta! Veja o que está rolando, seja no seu bairro, na sua cidade, no seu país ou em outros países. Fique antenado! De tanto processar e acumular informações, seu cérebro vai ganhar “músculos”, e logo as ideias vão pipocar na sua cabeça. Isso é muito divertido! Vai parecer que alguém está soprando sugestões no seu ouvido.

Antepenúltima dica: não confie na sua memória. Se surgiu uma ideia durante um passeio, anote. Eu costumava andar com um bloquinho de notas e uma caneta. Hoje em dia, anoto no bloquinho do celular.

Penúltima dica: se não conhecer um assunto, não chute: pesquise. Prefira bibliotecas à internet, pois elas apresentam as informações com mais profundidade.

Última dica: gosto deste vídeo. Assista quando puder.

 

Um abraço e até semana que vem!

Anúncios

2 comentários sobre “De onde vêm as ideias??????

  1. Acabei não colocando no texto o seguinte: se todas as ideias já foram aproveitadas, desafio qualquer um a me dizer quais foram os primeiros tipos de personagens de histórias em quadrinho e por que hoje em dia é raro ver algum semelhante a eles. Ué, não existe a tal “reciclagem de ideias”?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s